Hidratação - Dr. Daiane Limberger
11 de Maio de 2018 Saúde Corrida

Hidratação - Dr. Daiane Limberger

A água é o maior componente que temos no nosso corpo, chegando a ocupar 70% do volume corporal total, por isso a importância da ingestão de água adequada como uma forma de repor as perdas (suor, urina, fezes..).

A intensidade e duração são fatores que devemos nos atentar para regular a quantidade de água que deverá ser consumida, o calor começa a ser produzido pelo seu corpo a partir do momento em que ocorre a contração muscular, o sangue é o responsável por distribuir esse calor por todo nosso corpo, possuímos um termorregulador no nosso hipotálamo que aciona os sensores térmicos iniciando uma série de ações fisiológicas, sendo o suor a principal ação.

Quando não há reposição hídrica durante os exercícios prolongados ocorre automaticamente uma queda importante de desempenho e performance, é comum o atleta desidratado ser mais suscetível a lesões, tonturas, calafrios e até desmaios.

É recomendado consumo de 500 ml de água 2 horas do início do treino para iniciar o exercício bem hidratado. A cada 15-20 minutos de treino devemos consumir um bom “gole” de água mantendo-se hidratado durante a execução do treino, e sempre que o treino passar 01 hora devemos consumir 600 ml por hora até o fim do treino.


Daiane Limberger

Nutricionista Clínica e Esportiva Funcional

CRN8 – 9508

Pós graduada em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia

Pós graduada em Nutrição Esportiva Funcional